Escritor Paulo Coelho (Foto: Divulgação)

247 – O escritor Paulo Coelho criticou, nesta sexta-feira (11), a russofobia – aversão ao povo russo que vem crescendo estimulada principalmente pelos Estados Unidos e pela Europa em um contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A crise na Ucrânia é uma desculpa conveniente para a russofobia”, escreveu Coelho em inglês – boa parte do seu público é de fora do Brasil.

A Meta, controladora do Facebook, permitirá que usuários da rede social peçam violência contra a população russa e soldados do país euroasiático. A Procuradoria-Geral da Rússia exigiu que a Meta seja reconhecida como uma organização extremista.

As ações militares russas em solo ucraniano começaram no dia 24 de fevereiro. A Rússia é é contra a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos Estados Unidos, que tentam ampliar a influência na Europa.

Nesta sexta, o presidente dos EUA, Joe Biden, subiu o tom contra o governo russo, comandado por Vladimir Putin e disse que um confronto entre a Rússia a Otan pode ter como consequência uma terceira guerra mundial.