Paulo Coelho sobre russofobia: “crise na Ucrânia é uma desculpa conveniente”
247 – O escritor Paulo Coelho criticou, nesta sexta-feira (11), a russofobia – aversão ao povo russo que vem crescendo estimulada principalmente pelos Estados Unidos e pela Europa em um contexto de guerra entre Rússia e Ucrânia.
“A crise na Ucrânia é uma desculpa conveniente para a russofobia”, escreveu Coelho em inglês – boa parte do seu público é de fora do Brasil.
A Meta, controladora do Facebook, permitirá que usuários da rede social peçam violência contra a população russa e soldados do país euroasiático. A Procuradoria-Geral da Rússia exigiu que a Meta seja reconhecida como uma organização extremista.
As ações militares russas em solo ucraniano começaram no dia 24 de fevereiro. A Rússia é é contra a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos Estados Unidos, que tentam ampliar a influência na Europa.
Nesta sexta, o presidente dos EUA, Joe Biden, subiu o tom contra o governo russo, comandado por Vladimir Putin e disse que um confronto entre a Rússia a Otan pode ter como consequência uma terceira guerra mundial.
I’ve been to Lvov, Kyiv, Odessa, Yalta, Chernobyl (Ukraine)
I’ve crossed 10.000 km by train, Moscow to Vladivostok (Russia)
Yes, there is a war: but don’t blame the common people
— Paulo Coelho (@paulocoelho) March 11, 2022