Uma publicação do Ministério da Saúde que colocava o chamado “tratamento precoce” como estratégia de combate ao coronavírus foi marcada como enganosa e potencialmente prejudicial pelo  Twitter.

“Para combater a Covid-19, a orientação é mão esperar. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores as chances de recuperaçõ. Então, fique atento! Ao apresentar sintomas da Covic-19, não espero e procure uma Unidade de Saíde e solicite o tratamento precoce”, dizia a publicação.

A pasta entende e defende como “tratamento precoce” o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina, que não têm eficácia comprovada contra a infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, cientistas e profissionais da saúde destacam que não existe tratamento precoce contra a Covid-19. Para evitar o contágio a recomendação é de que as pessoas mantenham distanciamento social, usem máscaras, lavem as mãos e utilizem álcool 70%.

O aviso do Twitter já tinha sido feito antes em uma puublicação com o mesmo tema feita pelo presidente da República Jair Bolsonaro.