A população de Salvador terá acesso a vacina contra o sarampo em pontos de ônibus e em duas estações do metrô Mussurunga e Imbuí. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é aumentar os índices de cobertura da imunização.

Em Mussurunga a vacinação contra o sarampo começa nesta quarta-feira (30), das 09 às 16h, para atender o público elegível que nessa 3ª fase contempla pessoas de 20 a 49 anos. Na estão Imbuí o serviço ocorre nos dias 05 e 09 de outubro.

As pessoas na faixa etária contemplada deverão fazer apresentação do cartão de vacinação para verificar a situação vacinal. Porém se não tiverem cartão de vacinação serão vacinados e receberão o comprovante de vacinação.

O sarampo tem se espalhado em meio a pandemia do novo coronavírus.  O Brasil registrou neste ano, até junho, 10.332 notificações de casos considerados suspeitos de sarampo.

A SMS reconhece a redução da procura por imunização neste período, e ressalta que a baixa adesão às campanhas pode comprometer o sistema de saúde no futuro. O alerta parte da chefe do setor de imunização da SMS Doiane Lemos.

Desde o início da intensificação vacinal, em fevereiro, o município vem desenvolvendo inúmeras estratégias para aumentar o percentual de imunizados contra a doença. Mais de 158 mil pessoas já foram imunizadas pela vacina conhecida como tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e rubéola.

A metodologia desta Campanha tem caráter indiscriminada, ou seja, a vacina tríplice viral (que protege contra Sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada até mesmo em quem já completou o esquema das duas doses anteriormente, como explica a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos.

“Mesmo com o esquema completo, o público-alvo tem que receber essa dose. Por estar economicamente ativo, acaba se expondo mais nos seus locais de trabalho e nas suas atividades do dia a dia”.  A imunização faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível na rotina dos postos de saúde de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08:00 às 17:00 horas.