Brasil é o 2º país do mundo com mais mortes causadas por Covid-19; um dia após pedido de Bolsonaro, grupo invade alas para Covid-19 em hospital no Rio; Flávio Dino reage à fala de Bolsonaro: “Se ele quiser visitar nossos hospitais, eu mesmo mostro”; Alcolumbre veta MP que permitiria a Weintraub nomear reitores; avaliação negativa de governo Bolsonaro é de 48%, diz XP/Ipespe; desmatamento na Amazônia bate novo recorde em maio; TSE pede ao STF informações sobre provas do inquérito de fake news; Situação atual do Brasil é uma preocupação crescente, diz OMS.

Os dados constam no painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde). (Foto: AP Photo/Andre Penner)

O número de casos do novo coronavírus no Brasil subiu para 828.810 e o total de mortes chega a 41.828. Com essa atualização, o Brasil ultrapassou o Reino Unido (41.566 óbitos) e se tornou o 2º país com mais mortes provocadas pela Covid-19.

Os dados, divulgados na noite desta sexta-feira (12), constam no painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 25.982 casos novos e 909 óbitos, segundo os dados divulgados pelo Conass. Na quinta-feira (11), o país tinha 40.920 mortes e 802.828 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o conselho.

DADOS CONSOLIDADOS RETORNAM

Na terça, o governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a divulgar os dados acumulados de casos confirmados e óbitos no site oficial disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que haviam sido omitidos da plataforma na quinta-feira (4).

O recuo acontece após a determinação para retomada da divulgação, decidida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, na noite de segunda-feira (8), ao acatar um pedido protocolado pelos partidos Rede, PSOL e PC do B.

Mais cedo nesta terça, o ministro-interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, voltou a negar que a pasta esteja escondendo dados da Covid-19, e reiterou que os dados retirados seriam recolocados no portal, durante reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à pandemia da Covid-19.

Fonte: Yahoo