Retomada do comércio começará na segunda-feira (1º). Estabelecimentos devem seguir recomendações.

Foto: Internet

A prefeitura de Juazeiro, no norte da Bahia, determinou, nesta quinta-feira (28), a reabertura gradual do comércio na cidade. O processo de reabertura vai começar na segunda (1º) e terá três fases. Veja detalhadamente abaixo.

Com a retomada do comércio pela prefeitura, os estabelecimentos devem seguir determinações, como o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel; permanência de, no máximo, um cliente a cada 2,5 m²; idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de 8 anos não vão poder entrar nos estabelecimentos comerciais; e limite de pessoas frequentando o espaço ao mesmo tempo, contando com trabalhadores.

Fica determinado também que os comerciantes vão ter que medir a temperatura dos clientes. Quem estiver com 37,8º ou mais deve procurar unidade de saúde de Juazeiro.

Além disso, o toque de recolher será encerrado no dia 14 de junho. Até lá, segue a proibição de circulação de pessoas das 22h às 5h.

Fases da reabertura gradativa

1ª fase – dia 1º de junho: Lojas de cama, mesa e banho, vestuário e calçados, eletrodomésticos, ambulantes e a zona azul estão autorizados a funcionar em horário comercial. Fica liberada também a realização de cultos e missas. No caso das celebrações religiosas, o limite máximo é de 40% da capacidade do espaço e distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

2ª fase – dia 15 de junho: Feiras, mercados, salões de beleza e barbearias vão poder funcionar em horário comercial. Shopping vai reabrir, mas só poderá funcionar das 12h às 20h, sem cinema.

3ª fase – dia 29 de junho: Academias, restaurantes, bares e lanchonetes vão poder reabrir em horário comercial, respeitando 30% da capacidade dos espaços.

Fonte:  G1 Bahia.