WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

sesab bahia



(74) 99106-4031

setembro 2020
D S T Q Q S S
« ago    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  


ITIÚBA: Cecília Petrina e Rogério Móveis confirmam em Convenção chapa para disputar as eleições 2020

No início da tarde desta quarta – feira, 16 de Setembro de 2020, a Pré Candidata a Prefeita, Cecília Petrina de Carvalho, atual Prefeita de Itiúba, anunciou na Convenção do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, seu pré candidato a Vice – Prefeito, o escolhido foi o Empresário Rogério Móveis do PSB. PRÓS, PT e Rede formam a coligação.

Os deputados Daniel Almeida, Bobô Tavares e Joseildo Ramos marcaram presença na Convenção.

Ascom – PCdoB de ITIÚBA!

Itagibá: Coelba consegue liminar para voltar a cobrar de clientes com débito em fatura

Uma liminar deferida pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Andrade, dá à Coelba o poder de suspender o fornecimento de energia para quem tiver faturas atrasadas em Itagibá, no Médio Rio de Contas. A decisão é desta quarta-feira (23). Com isso, cai a sentença anterior que havia proibido o corte de energia para qualquer morador da cidade devido aos efetos da pandemia do novo coronavírus na economia local.

A suspensão só não poderá ocorrer quando o usuário for de baixa renda, para uso de equipamentos em unidades de saúde, ou nas localidades nas quais não haja postos de arrecadação ou nos locais com veto à circulação de pessoas, o “lockdown”. Segundo a concessionária, essas exceções foram definidas pela Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], que regula o setor no país, após verificar aumento da circulação de pessoas e da atividade econômica no início do segundo semestre deste ano.

A Coelba ainda alegou que o veto aos pagamentos atrasados causaria perdas na arrecadação do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], pagos pela prestadora ao Estado da Bahia.

Riachão das Neves: Locutor de vaquejada é morto a tiros dentro de bar

Um locutor de vaquejadas, de 44 anos, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (22) em Riachão das Neves, na Bacia do Rio Grande, Extremo Oeste baiano. Até a manhã desta quarta-feira (23) nenhum dos atiradores foi localizado. Conforme o G1, o locutor, identificado como Pecula Alves de Oliveira, estava em um bar quando um grupo chegou em um carro branco e começou a disparar para cima.

Depois, atiraram contra o locutor. Várias pessoas estavam no local. Depois dos disparos, os acusados fugiram.  A polícia informou que os atiradores usaram pistolas de 9 mm. A suspeita é que o crime tenha sido de execução. A motivação ainda é desconhecida.
Fonte: Bahia Notícias

Rui critica volta do público aos estádios: ‘Tem morrido 4 times de futebol por dia’

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reforçou a posição contrária ao retorno do público aos estádios de futebol na manhã desta quarta-feira (23). O Ministério da Saúde, em resposta à solicitação da CBF, liberou nesta terça (22) as praças esportivas a receberem 30% das suas capacidades a partir do próximo mês de outubro nos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro.

“Tem morrido quatro times de futebol por dia. Em uma semana, toda a série A estaria morta. Teve comoção com a morte do time da Chapecoense. É como se todo dia, quatro aviões com equipes tivessem caído. Só teve comoção nacional quando teve na queda do avião”, afirmou. “A CBF acha normal todo dia morrerem quatro times de futebol completos? Eu fico perplexo com o grau de sensibilidade com a vida humana que as pessoas têm. Eu não consigo entender o que acontece com o nosso país. O mundo inteiro com taxas infinitamente menores do que a nossa e essa não é a agenda de volta do futebol. Tudo bem que tem a arrecadação, mas entre a arrecadação do estádio e a vida humana, vamos ficar com a vida humana. Vamos compensar essa arrecadação com a participação em comerciais de tv. Eu assisto todos os jogos do Bahia e infelizmente tem perdido bastante, mas assisto. Aumentou a audiência na TV? Então os times renegociam, repactuam a participação em comercial para compensar essa arrecadação. O que não pode é colocar em risco vidas humanas. Os torcedores que vão ao estádio, voltarão para casa provavelmente carregando o vírus para suas famílias e comunidades, sejam para jovens e idosos em suas residências”, criticou.

O gestor também destacou os riscos de transmissão do vírus e a falta de uma vacina.

“A doença não foi embora, não tem vacina sendo distribuída. De uma hora para outra tenho a sensação que as pessoas acharam que o vírus foi embora. Estamos retomando paulatinamente de forma cautelosa, mas não podemos acelerar sob o risco de aumentar o número de morte. O número de mortos ainda é alto no Brasil e também na Bahia é muito alto. Ontem foram 44 óbitos. É exatamente quatro times de futebol, 11 vezes quatro”, observou.

Apesar do aval do Ministério da Saúde, a CBF ainda não bateu o martelo para o retorno de torcedores aos estádios. A entidade vai se reunir com os clubes do Brasileirão na tarde dessa quinta (24) para debater o assunto. A ideia é que, caso isso aconteça, seja feito de forma uniforme entre todos os participantes da competição. Para isso, o governo federal exige que os estados e municípios elaborarem um protocolo de saúde para a entrada das pessoas nas praças esportivas.

Após paralisação devido a pandemia do coronavírus, os jogos de futebol no Brasil retornaram em meados de junho. Até o momento todas as partidas foram realizadas com os portões fechados para o público.

 

Fonte: Bahia Notícias

PSB e Podemos comandarão secretarias do PDT e PL no governo Rui Costa

Interlocutores do Palácio de Ondina dão como certo o acerto para que o PSB e o Podemos, partidos da base aliada, assumam as secretarias atualmente comandadas pelas duas siglas que cruzaram a base do gestor petista para apoiar a candidatura de Bruno Reis (DEM) à prefeitura da capital. O próprio governador bancou o nome de Denice Santiago (PT) na disputa. 

Na arrumação que ainda não tem data para ocorrer, o PSB de Lídice da Mata herdará a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do PDT. O secretário da pasta, Lucas Costa, é engenheiro agrônomo mineiro e foi indicado pelo presidente estadual Félix Mendonça Jr. (PDT).

Já a Secretaria Estadual de Turismo, hoje com o PL, será passada ao Podemos, do deputado federal Bacelar. O secretário da pasta é o empresário Fausto Franco (PL) e é ligado ao deputado federal José Rocha.

 

Por enquanto, as mudanças são dadas como certas apenas nos cargos do primeiro escalão. O filho do presidente estadual do PL José Carlos Araújo, Samuel Araújo, comanda a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

O QUE DISSE O GOVERNADOR
Questionado sobre mudanças no governo após a debandada do PDT e do PL, o governador Rui Costa (PT), afirmou que vai trabalhar de forma a não criar atrito com as bases. A resposta foi dada pelo gestor durante vistoria de uma ponte que está sendo construída pelo governo do Estado no município de Barra. A ida à cidade marca a viagem 600 de Rui no território baiano.

Em conversas reservadas, figuras importantes do PL confirmaram que o apoio a Bruno Reis gerou pouco impacto dentro da sigla. No interior do estado, o partido, ao lado do PDT, ainda mantém alianças com o PT para a disputa das eleições 2020.

Vice em eleição à prefeitura de Juazeiro, Targino diz que vai conciliar política e música

O forrozeiro Targino Gondim (Cidadania) foi oficializado como vice da chapa encabeçada pelo Coronel Anselmo Bispo (DEM) para concorrer à prefeitura de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. A confirmação se deu na convenção municipal do Democratas, realizada na noite desta segunda-feira (14), na cidade.

Depois de tentar uma vaga como deputado federal em 2018 pelo PV e não sair vitorioso, o músico disse estar empolgado com novo o desafio. Targino afirmou que a motivação para encarar a eleição, agora pleiteando o cargo de vice-prefeito. se dá pelo desejo de ver sua cidade “brilhar” e “ver o nosso povo feliz com a sua terra, com o cuidado que precisam”.

Ele revela ainda que aceitou encarar a disputa por causa do alinhamento com o cabeça de chapa. “Por conhecer bem de perto o Coronel Anselmo Bispo. Sua seriedade e amor por Juazeiro tem a mesma força minha. Daqui pra frente e avante!”, declarou.

Candidato de oposição à atual administração, comandada por Marcus Paulo Alcântara Bomfim (PCdoB), Targino Gondim listou alguns aspectos que acredita que devem mudar no próximo governo. “Avalio que precisa mudar a saúde, a infraestrutura, a segurança, a educação, as estradas que ligam os povoados do interior, água para o povo do interior, apoio para a agricultura familiar, e a nossa cultura, que está abandonada há décadas”, pontuou o forrozeiro, afirmando que muitos artistas “poderiam estar hoje em um patamar maior” junto com ele, enaltecendo a cidade.

Ao comentar a carreira artística e a política, ele disse que pretende conciliar as duas caso saia vitorioso nas eleições de novembro, mas não deu detalhes sobre de que forma isso será feito. “Como vice prefeito, darei o meu melhor por Juazeiro, e poderei ter a minha agenda de shows, divulgações e publicidades”, garantiu.

Guedes fala em ‘barulheira’ e diz que cartão vermelho citado por Bolsonaro não foi pra ele

Após Jair Bolsonaro dizer que está “proibido” qualquer debate sobre o Renda Brasil no governo e que vai manter o Bolsa Família, o ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como “barulheira” as divergências entre o presidente da República e a equipe econômica sobre meios de financiar a iniciativa. O titular da pasta, que coordenava a formulação do programa, ainda aproveitou para dizer que o “cartão vermelho” que Bolsonaro prometeu dar a quem insistisse em cortes de gastos para bancar a proposta não foi endereçado a ele. 

“Hoje teve essa barulheira toda. Estamos fazendo conexões de pontos que não estão conectados. São estudos que fazemos, estamos assessorando. Varias simulações e estudos são feitos. Tratamento seletivo da informação distorce tudo”, afirmou Guedes durante videoconferência sobre reformas e a economia brasileira pós-pandemia.

O ministro disse ainda que conversou com o presidente nesta manhã.”Como todos jornais deram isso hoje, que o presidente vai tirar dinheiro dos idosos, frágeis e vulneráveis para passar aos paupérrimos, o presidente repetiu o que tinha dito antes. E levantou um cartão vermelho, que não foi para mim. Conversei com o presidente hoje cedo. Lamentei muito essa interpretação”, continuou o ministro.

Nordestina: Ex-prefeito tem pedido negado por juiz em caso de rejeição de contas

O ex-prefeito de Nordestina, na região sisaleira, Wilson Araújo Matos, teve um recurso negado pela Comarca da região. Em decisão desta segunda-feira (14), o juiz Paulo Ramalho de Andrade rejeitou o pedido do ex-gestor que pretendia a anulação de uma sessão da Câmara de Vereadores da cidade que rejeitou as contas dele de 2016. O ex-prefeito alegava que a Casa Legislativa tinha votado as contas de 2016 logo após a publicação do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), o que foi contestado pelo juiz.

Segundo a sentença, o parecer prévio pela rejeição das contas foi publicado em 28/09/2017e o parecer prévio do pedido de reconsideração foi publicado em 07/06/2018. No entanto, o processo que votou pela rejeição na Câmara ocorreu em 13 de dezembro de 2019. O juiz também pontuou que o ex-administrador não apresentou defesa quando foi notificado.

Segundo relatório do TCM-BA, base para a rejeição das contas de 2016, o ex-prefeito cometeu crime fiscal, ao contrariar o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, o chamado Restos a Pagar. O item veda ao agente público, nos últimos dois quadrimestre do mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do período ou que que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem recurso suficiente em caixa. O montante somou R$4,4 milhões.

Mais de 230 mil MEIs na Bahia tiveram acesso ao auxílio emergencial

Mais de 230 mil microempreendedores individuais (MEI) na Bahia tiveram acesso ao auxílio emergencial concedido pelo governo federal, segundo dados do Ministério da Economia. O número representa pouco mais de 40% dos MEIs no estado, que chegam hoje ao total de 570.523, de acordo com o Portal do Empreendedor.

Ao todo, 296.127 microempreendedores individuais solicitaram o auxílio concedido em função da pandemia do novo coronavírus. Desse total 230.032 tiveram resposta positiva e 66.095 não tiveram acesso ao recurso. O pagamento foi realizado, inicialmente, em três parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), valor que foi prorrogado por mais dois meses.

No dia 1º de setembro, o governo federal anunciou que o auxílio seria estendido até o final do ano, ou seja, incluindo mais quatro parcelas, com um valor mensal de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras).

Em todo o Brasil, mais de 5 milhões de MEIs tiveram acesso ao benefício, número que corresponde à metade dos 10,7 milhões registrados atualmente no país. Os dados do governo mostram ainda que mais de 1,3 milhão de empreendedores dessa categoria de pequenos negócios não foram beneficiados pelo auxílio.

FORMALIZAÇÃO
Nos últimos cinco meses, houve um crescimento significativo no número de microempreendedores individuais na Bahia. Entre 31 de março e 31 de agosto, foram feitos 35.526 registros no Portal do Empreendedor, 964 a mais do que o mesmo período do ano passado.

Neto envia à CMS pedido para prorrogar auxílio de R$ 270 e ampliar acesso a benefício

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta terça-feira (15) que vai enviar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para prorrogar até dezembro o programa “Salvador por Todos”, que dá auxílio de R$ 270 para trabalhadores informais que tiveram a renda afetada pela pandemia do novo coronavírus. A informação foi antecipada na segunda (14) pelo Bahia Notícias.

De acordo com o prefeito, o valor continuará a ser pago ao público beneficiado atualmente, caso das baianas de acarajé, ambulantes, feirantes, camelôs, barraqueiros, baleiros, guardadores de carro, recicladores, taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas, mas sofrerá mudanças. O texto do projeto que será encaminhado para a CMS prevê que pessoas em situação de rua cadastradas para receber refeições distribuídas nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) também passem a receber o valor.

Com isso, os cinco centros de distribuição de alimentos que funcionam na Barroquinha, Itapuã, estacionamento São Raimundo, Pau da Lima, e São Tomé de Paripe funcionam até o fim de setembro, sendo desativados a partir do próximo mês. “Hoje temos o cadastro das pessoas em situação de rua. Vamos comunicar que essas pessoas passarão a receber, a partir de outubro, o auxílio de R$ 270”, explicou Neto. A extensão do prazo de pagamento do Salvador por Todos deve custar R$ 15 milhões aos cofres públicos.

O prefeito também anunciou a prorrogação, também até dezembro, do fornecimento de cestas básicas a mototaxistas e pessoas em situação de vulnerabilidade que vivam em áreas de risco ou regiões ribeiras sujeitas a inundações. A extensão do benefício deve custar R$ 2,4 milhões nos próximos 3 meses.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia