Itiúba: Açude de Rômulo Campos (Camandaroba), enche, emocionando centenas de pessoas

24 janeiro, 2016 | Por: Editor

foto boa açude transborda

 

 

Agora é para valer, e realmente oficial, após longa espera, com estiagem prologanda, o Açude de Jacurici, que fica em Itiúba, no Distrito de Rômulo Campos, e beneficia também a divisa com o município vizinho de Cansanção, aos olhos de centenas de curiosos alegres e atônitos com a beleza da natureza, passou a transbordar nesta tarde de sábado, conforme previu nosso amigo Aroldo Pinto. “Deus é maravilhoso e tudo pode”, foi dito por um expectador presente ao evento da natureza.

açude transborda02

O Açude foi uma grande obra de engenharia do DNOCS, sendo que a barragem fica a 18 Km da sede. A construção foi comandada por engenheiros contratados pelo governo e com pessoas de Itiúba, tem sido uma fonte de riqueza para toda a região, especialmente para milhares de pescadores de Itiúba e Cansanção e alguns de Monte Santo. Tem uma superfície de 1.974 há e acumula um volume de 146.819.000 m³/s, sendo 1/1.000.000m³ de reserva intangível, sendo que oferece um potencial hídrico para irrigar cerca de 2.000 ha. Todo esse manancial oferece riqueza e esperança da forma que se encontra atualmente, transbordando, para a alegria do povo do sertão da Bahia.

AÇUDE CHEIO G P 1

TURISMO A VISTA

Com essa boa novidade, agora é arrumar a casa, cobrar infraestrutura aos nossos governantes, na reconstrução das pontes, o mais rápido possível, para que o fluxo de turismo venha a crescer em nossa região, que tem muito a oferecer nessa área. Itiúba tem uma excelente resort no Distrito de Rômulo Campos (Camandaroba), e na sede do município, tem um sendo ampliado, e outro sendo construído com bom nível e oferta de conforto.

TAQUARI

Povoado de Taquari, em Itiúba, às margem do Açude de Jacurici, recebe muitos turistas, o povo comemora a água nas portas de seus estabelecimentos comerciais.

Os povoados de Taquari, Piaus, Morcego e Rômulo Campos são os mais visitados no verão. Com as secas, os turistas, praticamente sumiram. Mas, agora é para comemorar a riqueza que vem da natureza.

PIAUS AÇUDE ENCHE

No Povoado de Piaus, os pescadores comemoram e colocam suas quase aposentadas canoas novamente no Açude 

2 Comments

  1. Alex says:

    Fico com o coração cheio de alegria em ver esse açude cheio novamente. Há muito tempo vinha me perguntando se algum dia ainda poderia presenciar o sagramento dessa barragem… Estou cheio de expectativas para quando voltar na minha terra poder ir visitar a Prainha da Quinita e comer aquele belo peixe frito.

  2. Javan Reis de(Camandaroba) says:

    Deus é maravilhoso,só ele pode fazer tudo isso.Camandaroba é minha localidade de nascença amo este lugar,tenho muitos amigos que moram aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *